China

 

(pintura chinesa)

Cada civilização cria seu próprio sistema de percepção e representação. Se observamos, por exemplos, a pintura chinesa clássica mostrada ao lado, podemos identificar um método distinto para a representação do espaço, pois a visão do mundo do seu criador é diferente. 
Nesta pintura, a profundidade é representada através das técnicas de sobreposição, redução gradual das dimensões dos objetos mais distantes e uso das texturas e para realçar as saliências das rochas para tentar dar efeito das sombras. Um fato curioso é o uso da perspectiva atmosférica, segundo a qual ocorre uma redução de contraste, de detalhes e de intensidade de cor para objetos distantes. 

As técnicas da pintura clássica chinesa está intimamente ligada às da caligrafia (do grego; cali - bonito, grafia- escrita ) a arte de escrever os ideogramas - e os pintores são geralmente intelectuais que dominam a poesia e a música. Desta maneira, a pintura era uma forma de expressar pictoricamente o mundo subjetivo do seu criador. O que explica a rejeição dos pintores chineses às imagens objetivas e realistas obtidas com o uso da perspectiva, mesmo após esta ter sido introduzida pelos missionários europeus.